giganews

Giganet promove seu primeiro Hackathon

Maratona de inovação contou com apresentação de 18 novas propostas para a empresa

A Giganet, provedora de internet fibra óptica no Vale do Aço, reuniu cerca de 110 colaboradores no último sábado, 23, para a primeira edição do Hackathon Giganet.  Com o tema “Melhorar a qualidade e reduzir custos”, a maratona de inovação contou com 18 novas propostas, desenvolvidas durante o dia.

O evento teve como objetivo principal criar novas soluções para melhorar o atendimento aos clientes e a qualidade do serviço oferecido, por um valor cada vez mais em conta. A ação faz parte das estratégias de inovação da empresa para 2019, incluindo as ações de valorização de funcionários, que fomenta a criatividade e a atuação harmônica dos setores. Buscando incentivar a mentalidade empreendedora e descobrir talentos, o Hackathon valoriza o potencial de cada funcionário em questões de criatividade e trabalho em equipe.

Os projetos foram avaliados pelos jurados Carlos Paiva e Wallace Barreto, sócios da Giganet e Elsvislaine Kelly, diretora da empresa. Todas as equipes apresentaram a solução tecnológica para a banca, que avaliou a viabilidade técnica e financeira, originalidade e impacto. Os três times vencedores foram premiados com troféus, medalhas e valor monetário.

De acordo com Gabriel Marques, componente da equipe vencedora, participar do Hackathon foi gratificante. “Essa foi minha primeira vez em um hackathon, porém achei incrível, toda a organização, o local, estava tudo impecável.  Espero poder participar das próximas edições da Giganet”, disse.

Para o diretor executivo da Giganet, Carlos Paiva, o evento foi um sucesso. A expectativa foi superada e os projetos desenvolvidos por todas as equipes têm potencial tecnológico para serem aplicados. “Foi um momento de interação e criação, nós ficamos felizes com a adesão de todos os colaboradores. Já estamos nos planejando para que o evento aconteça uma vez por ano na Giganet”, afirmou, Carlos.

O mediador Ronan Delfim, que também atua como consultor empresarial no Vale do Aço, reitera que o hackathon é um tipo de evento que pode ser realizado por várias empresas, dentro da realidade de cada uma. “O hackathon é um espaço de ideias, de inovação, as empresas podem oferecer o evento apenas para os funcionários, ou abrir para a comunidade e propor desafios distintos para cada público”, afirmou. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a Giganet pela iniciativa de realizar este evento”, acrescentou Ronan.  


O Hackathon Giganet foi um evento imersivo. Durante as 9 horas de maratona, as equipes contaram com mentorias especializadas em diferentes setores, de profissionais capacitados para orientar e auxiliar na criação de ideias. O desafio foi guiado em fases de execução da ideia, validação de problemas e soluções, até a viabilidade de aplicação.