giganews

You are currently viewing Facebook visa expandir 5G para internet fixa sem fio

Facebook visa expandir 5G para internet fixa sem fio

Quem não espera pela expansão da Fibra óptica? A solução Terragraph, desenvolvida pelo Facebook Connectivity, visa ser uma alternativa ao 5G, que também pode ser utilizado para banda larga fixa residencial (FWA). 

Ao longo desse artigo vamos falar mais sobre essa tecnologia que foi desenvolvida e está em fase de testes. Acompanhe!

 

Para que serve?

O Terragraph vai funcionar como uma rede mesh, que nada mais é do que uma tecnologia que possibilita estender a cobertura e dar mais estabilidade na rede Wi-Fi.

O intuito é instalar transmissores em edificações nas ruas, como postes de energia ou em semáforos.

Segundo Eduardo Neger, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), essa nova tendência vai trazer velocidade maior para a conexão com aparelhos e uma capacidade de conectar uma quantidade maior de dispositivos em uma única antena de transmissão. 

Uma outra novidade do 5G, conforme Neger é a chamada baixa latência, que é um atraso no tempo de resposta de um aparelho, aplicativo ou site. De acordo com ele, quando a resposta da rede é mais ágil, você consegue fazer coisas como cirurgias a distância ou operar máquinas e veículos autônomos.

Quais as vantagens do Facebook Terragraph?

Com essa nova tecnologia podem haver muitos benefícios. Segundo especialistas, com o 5G é possível conectar até 200 vezes mais dispositivos, algo que facilitará a expansão da chamada internet das coisas, em que eletrodomésticos, veículos e outros aparelhos ficam conectados à internet. 

Entre as principais vantagens estão:

  • Agilidade e baixo custo de implementação – a instalação não demanda todo o trabalho manual para cabeamento das residências.
  • Fibra óptica –  A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida. A tecnologia deve ser uma alternativa ao 5G, que também pode ser utilizado para banda larga fixa residencial.
  • Maior estabilidade – Chega de internet que cai toda hora e oscila. A 5g garante maior estabilidade de rede.
  • Maior velocidade –  A expectativa é que a tecnologia traga velocidades até 20 vezes superiores que a internet 4G de hoje. 

 

Terragraph alcança velocidades de 1 Gb/s em testes

Em alguns países como Alasca, Estados Unidos, Austrália e Perth, o padrão já é comercialmente implementado por algumas empresas. Com uso do Terragraph, a operadora Alaska Communications conseguiu fornecer velocidades de 1 Gb/s de download e 100 Mb/s de upload para usuários residenciais em Anchorage.

No Brasil, cidades com portes similares certamente já possuem grande infraestrutura de banda larga, com soluções relativamente confiáveis e padrões capazes de entregar velocidades na casa de 1 Gb/s, seja por fibra óptica ou cabos coaxiais.

 

Acesse nosso site

Se você ainda não contratou um plano de internet que oferece muitos benefícios, acesse aqui e conheça nossos serviços. 

Deixe um comentário